Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, no frio é ótimo plantar porque as plantas estão em fase de dormência ou “hibernando”. Com as baixas temperaturas, as plantas diminuem seu metabolismo e crescem mais lentamente no inverno. Muitas espécies perdem as folhas, as chamadas caducifólias. Nesta época do ano, podemos transplantar as plantas do jardim, trocando-as de lugar que elas irão se adaptar mais facilmente e não irão “sentir” a mudança.  Para plantar um novo jardim é um excelente período porque as plantas não irão sofrer neste primeiro momento de adaptação, ao contrário de quando plantamos no verão com o calor.

autumn-209479_1280

As chuvas frequentes são ótimas para garantir o pegamento das plantas. Existem espécies de plantas como as roseiras, os cítricos e outras frutíferas caducifólias que são plantadas de “raíz nua”. Isto quer dizer que as raízes não estão embaladas num pote com terra. Elas estão envoltas em um pano de algodão e composto orgânico e estão em fase de dormência. Assim que são plantadas na terra, começam a rebrotar.

foto pixabay regador

Foto: Pixabay – No inverno podemos diminuir a rega das plantas

Os ciprestes e outras árvores coníferas que são espécies originárias de clima frio preferem ser plantadas e replantadas nos meses de maio até novembro, quando as temperaturas estão mais  amenas.  As chances de pegamento e desenvolvimento são bem maiores durante a estação fria. Quando começa a primavera em setembro as plantas começam a brotar e crescer.