Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Os jardins verticais, também chamados de paredes verdes são tendência no mundo todo. No Brasil existem profissionais e empresas especializadas na tecnologia de projetar e executar jardins verticais. Para mostrar o que está rolando em termos de jardins verticais no Brasil, entrevistei a arquiteta paisagista Rafaela Novaes que domina o assunto e faz jardins incríveis em São Paulo. Ela mostra que é possível criar jardins em qualquer espaço vertical.

jardim vertical Rafaela Novaes 2

Foto: Divulgação Paredes Vivas

Para implantar o jardim em uma parede ou muro deve-se tomar diversos cuidados com relação à impermeabilização, ao peso, à estrutura e ao fornecimento de água para as plantas. A escolha das espécies de plantas e como plantar também são fundamentais para o sucesso deste tipo de  jardim. Ela explica tudo aqui.

Artefacto Rafa - cred. Edison Garcia_resize

 Foto: Divulgação Paredes Vivas

1.    De onde surgiu a ideia de fazer jardins verticais? Porque?

Eles surgiram com o Patrick Blanc na França e ganharam espaço no mundo todo por serem uma opção viável para trazer o verde para dentro da nossa realidade. As cidades têm cada vez menos espaços para áreas verdes com casas menores, vemos muitos muros e concreto. Foi com essa necessidade que os jardins verticais ocuparam um espaço único, pois conseguem trazer o verde para locais antes sem vida.

2.   Quais as vantagens de ter um jardim vertical?

Capazes de conferirem beleza a ambientes antes sem vida, os jardins verticais podem ser internos ou externos.  Além do efeito estético contribuem para a redução da temperatura, proporcionando conforto térmico e economia no uso do ar condicionado. Também colaboram para reduzir a poluição sonora, do ambiente e do ar.

parede viva Rafaela Novaes

Foto: Divulgação Paredes Vivas

3.    Como funciona o sistema de jardim vertical de vocês?

Eu particularmente adoro o sistema GreenWall Ceramic, pois ele possibilita ao profissional uma série de usos inusitados que são impossíveis para os outros sistemas. Como um jardim envolvendo uma televisão ou plantas misturadas aos livros em prateleiras. Por este ser um sistema limpo, com uma drenagem e irrigação bem resolvidos, acredito que acabou essa história de ambientes mais indicados.

jardim vertical Rafaela Novaes 3

Foto: Divulgação Paredes Vivas

4.   O que é importante a pessoa que está pensando fazer uma parede verde saiba? 

Para quem deseja ter um jardim vertical é bem simples: com o sistema Green Wall Ceramic precisamos apenas de uma alvenaria que deverá suportar o peso dos blocos, já que estes serão fixados nela. Também devemos prever em uma das laterais pontos de energia, de água e de drenagem. O cuidado com a impermeabilização é algo que deve ser sempre lembrado para evitar problemas futuros.
No momento da execução devemos nos atentar para o uso de um bom substrato indicado para jardim vertical, lembrando que não devemos utilizar terra. A escolha das espécies deve ser estudada junto a um profissional da área. Nem todas plantas são indicadas para uso em jardins verticais.

jardim vertical Rafaela Novaes

Foto: Divulgação Paredes Vivas

5.  Como é o cuidado para manutenção do jardim vertical?

A manutenção do Jardim Vertical algo é muito simples, se resume basicamente a podas de crescimento, limpeza das plantas, onde devemos retirar folhas secas e ramos mal formados, além da adubação 2 vezes ao ano. A constância dessa manutenção vai variar muito dependendo das espécies de plantas que você tem, em geral a cada 2 meses é suficiente.

paredes vivas e o bloco ceramico

Foto: Divulgação Paredes Vivas – bloco ceramico da Greenwall

6.  O custo do m² da parede verde, fica em torno de quanto?

Um jardim vertical utilizado o sistema Green Wall Ceramic, varia de R$ 950,00 a R$ 1.600,00 dependendo das plantas escolhidas e do porte.

7.  Como é esta parceria de paisagismo de trabalhar pai e filha?

Esta experiência está sendo ótima, aprendo todos os dias com o meu pai, ele é uma grande inspiração e um ótimo professor.

Explico: A Rafaela é filha do grande e renomado arquiteto paisagista Marcelo Novaes de Campinas-SP.

Para conhecer os trabalhos da arquiteta Rafaela Novaes visite   www.rafaelanovaes.com.br