Bem estar: plante lavandas para ter flores perfumadas no jardim

Nesta época do ano as lavandas estão  comçando a florescer, para elas quanto mais frio, melhor.  As lavandas  tem flores perfumadas e podem ser cultivadas no jardim ou em vasos na sacada. O perfume da lavanda é suave e relaxante. Uma das plantas  aromáticas mais cultivadas, a  lavanda ou alfazema é um pequeno arbusto perene (+- 50 cm) que cresce rápido no sol. É cultivada como ornamental,  para fins medicinais e para perfumaria.  As  flores de cor lilás presentes o ano todo são delicadas e melíferas.

Foto:  Wikimedia Commons  - Flores de Lavandas
Foto: Wikimedia Commons – Eleonorapulcino- Flores de Lavandas

A lavanda é uma espécie européia que gosta de clima frio, por isto se adapta bem aqui no sul. A parte mais usada da planta são as flores.  A lavanda é muito usada para extração do óleo aromático. Possui  diversas propriedades medicinais tais como calmante, relaxante e para tratamento das vias respiratórias.

Foto:  Pixabay   lavandas na Provence - França
Foto: Pixabay   – Lavandas na Provence – França

* Existem diversas espécies de lavandas: Lavandula denticulata, Lavandula stochea,  Lavandula  angustifolia  ou L. officinalis (lavanda inglesa, alfazema – esta espécie que é a cultivada na França. As flores delicadas das lavandas são sempre visitadas por abelhas e borboletas.

Foto:  Pixabay  flor de lavanda  - lavender  flower
Foto: Pixabay    – flor de lavanda – lavender flower

Para cultivar lavandas, primeiramente tem que ter sol. É importante que o solo seja uma mistura de areia com composto orgânico e bem drenado. A água para a  lavanda não pode faltar, mas não se deve molhar demais, gosta de  solo seco entre as regas. A lavanda é uma planta de crescimento  rápido e quando os ramos crescerem demais, podem ser podados de leve.

Foto: Pixabay - Lavandas  flores
Foto: Pixabay – Lavandas flores

Pode se usar as flores da lavanda para fazer saches perfumados, enfeitar vasinhos para a casa  e também na culinária para sorvetes e biscoitos.

Foto: Helena Schanzer - Lavanda denticulata
Foto: Helena Schanzer – Lavanda denticulata – espécie mais usada aqui no sul

 

Foto  Pixabay  table-decorations-
Foto: Pixabay – vaso com lavanda

 Veja também Como ter árvores frutíferas no apartamento

* Plantas medicinais no Brasil, Nativas e exóticas. Harry Lorenzi e F.J. Abreu Matos. Instituto Plantarum, 2002.

Siga Jardim de Helena nas redes sociais:

Facebook / Instagram / Twitter

 

 

 

 

 

2 ideias sobre “Bem estar: plante lavandas para ter flores perfumadas no jardim”

  1. Olá José Renato,

    Acredito que a lavanda da espécie Lavanda denticulata talvez se adapte ao clima quente do nordeste (é a mesma espécie que se planta aqui no sul). A lavanda gosta de frio, muito sol e clima seco, pode ser que em função do ar seco e do sol ela goste, porém pode sofrer com o calor. Vale experimentar e ver como se adapta. Depois me conta como foi! abraços, Blog Jardim de Helena

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *