Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

A época ideal para podar as plantas é no outono e no inverno, quando as temperaturas são mais frias. Com o clima frio, a planta fica com o metabolismo lento e muitas espécies entram em dormência, hibernam. Para realizar a poda das árvores e arbustos existem ferramentas específicas que garantem um corte preciso no galho. A poda é uma prática benéfica para as plantas quando realizada com critérios técnicos que visam a melhoria da saúde da planta e vigor da brotação dos ramos.

Assista o video sobre os tipo de tesoura de poda da Tramontina específicas para cada planta e aprenda como podar:

Tesouras de poda Tramontina

Nas plantas, existe uma enzima que estimula o crescimento da planta para cima ( apical) e, quando cortamos um galho acima da gema de brotação, começam a atuar outras enzimas que estimulam o crescimento das gemas laterais, bifurcando a planta. Isto é desejado quando queremos que a planta “encha”, que os ramos laterais brotem.

Tesoura Tramontina para corte para ramos usada em fruticultura.

rhs-hyde-hall-869076_1280

Topiaria é a arte de podar plantas com formatos geométricos Foto: Pixabay

Dicas para podar as plantas:

1. A partir de maio, quando começa o outono e no inverno são as épocas ideais. O frio é boa época para podar, a planta está em dormência. As plantas caducifólias perdem as folhas completamente e esta é a época ideal para podá-las.

2. Existem vários tipos de tesoura de podar, verifique a grossura do tronco e faça sua escolha. A lamina deve estar afiada para um corte certeiro, que não “mastigue” o tronco.

3. Existem tipos de podas com finalidades diferentes:

– poda de limpeza: como o nome já diz: serve para limpar a planta e retirar galhos secos, doentes, mal formados.

– poda de formação: muito usada em árvores frutíferas para formar a galhada para que todas frutas recebam luz solar.

– Topiaria: arte de podar dando formatos na planta ( em geral arbustos de folhas perenes). Um arbusto muito usado para topiaria é o buxos, chamado Buxus sempervirens, que se poda para dar aspecto redondo. Esta espécie se presta bem a esta função.

4. Proteja as mãos e os dedos porque estas tesouras são muito afiadas. Preste atenção onde segura o galho, para não se cortar.

5. As azaléas não de vem ser podadas agora. Somente após a floração em setembro, porque agora estão sendo formadas as gemas da floração. Se voce podar agora no outono, não terá flores em agosto na época da floração das azaléas!

6. Quando podar um galho muito grosso, passe a pasta bordalesa para evitar que fungos e bactérias penetrem no tecido podado. A calda bordalesa é o sulfato de cobre diluído em água.

7. Tem um ditado popular que diz que os meses sem “R” são bons para podar. Faz sentido, porque os meses mais frios como maio, junho, julho, agosto são os que a planta está com o metabolismo mais desacelerado.

topiary-898927_1920

Podando com formatos geométricos