Se falta espaço horizontal, então podemos explorar as paredes criando um “Jardim vertical“. Um dos paisagistas pioneiros na arte de criar jardins verticais é o francês Patrick Blanc. Patrick é um botânico francês que modernizou a idéia e já ganhou diversos prêmios por seus jardins verticais que humanizam e enfeitam muros e paredes nas principais capitais do mundo. Selecionei alguns jardins verticais projetados e executados por Patrick Blanc: ele inova e arrasa!
Existem diversos sistemas projetados para cultivar as plantas nas paredes e muros tornando-os verdes e floridos. O paisagista Patrick Blanc desenvolveu seu próprio sistema de jardim vertical bastante sofisticado com irrigação e fertiirrigação. O sistema consiste em fixar em uma parede que suporte a carga e uma estrutura metálica. Nesta estrutura é colocada uma placa de PVC 10 milímetros de espessura, no qual estão grampeados duas camadas de manta bidim com 3 milímetros de espessura. Estas camadas imitam musgos e apoiam as raízes das plantas. Uma rede de tubos controlados por válvulas fornece uma solução nutritiva que contém minerais dissolvidos necessários para o crescimento das plantas. O bidim é embebido por ação capilar com esta solução nutriente, que flui para baixo pela parede por gravidade. As raízes das plantas absorvem os nutrientes de que necessitam, e o excesso de água é recolhido na parte inferior da parede por uma tubulação antes de ser re-injetado na rede de tubos: o sistema funciona em circuito fechado. As espécies de plantas são escolhidas pela sua capacidade de crescer neste tipo de ambiente e em função da luz disponível. São espécies de forrações com sistema radicular rasteiro, como por exemplo as suculentas, ou plantas epífitas como orquídeas, samambaias, filodendros e bromélias.
Na foto abaixo, se vê o muro verde feito por Patrick Blanc no arco da rotatória do Grand Théâtre de Provence, em Aix en Provence, de 2008, França.
Na foto abaixo, pode-se ver o botânico e artista Patrick Blanc, na sua obra no Centro comercial des quatre Temps (2006) em La Défense, Puteaux, Paris – França. Observe que o jardim vertical abaixo estava recém implantado, dá para ver as mudinhas crescendo do buraco no bidim (parece um feltro, na cor cinza). Parece um bordado com plantas!
Na foto abaixo pode-se ver o muro verde imenso do prédio Caixa Fórum com o Jardim vertical de Patrick Blanc. A Caixa Forum Madrid é um museu e centro cultural no Paseo do Prado em Madrid na Espanha.
Que beleza estas paredes verdes. Um deslumbre poder ter contato com isso. No Brasil nao se ve isso em lugar nenhum. Alem de melhorar a estetica do ambiente, tirando aquele aspecto depressivo do cimento, da ânimo e gosto de olhar. O verde transforma. Mente aberta constroem, a exemplo de Patrick.
Helena, conheces algum lugar desses por aqui!
Abraço
Bom dia Anderson! existem jardins verticais no Brasil. São uma tendência mundial. Farei um post sobre os jardins verticais no Brasil, em SP e RJ (por ex.:Shopping Metropolitano – na Barra da Tijuca -RJ,restaurante Kaá,-SP) e outros.
Abraços, Blog Jardim de Helena
Boa tarde Anderson!
Enfim um post falando dos jardins verticais no Brasil, você havia perguntado: Dá para fazer um jardim vertical em qualquer ambiente! Conheça a tecnologia para isto.
veja em http://bit.ly/1f0vCBa
abraços!
Blog Jardim de Helena