A orquidea da espécie Phalaenopsis é a melhor orquídea para cultivar dentro de casa. É uma flor delicada e resistente, além de ser de fácil cultivo. A origem da Phaleonopsis é a Ásia tropical, Tailândia, e a que vemos por aqui é um híbrido. A floração pode ser branca até rosa pink ou amarela e dura até 3 meses. Vale a pena investir nesta orquídea, ela enfeita a sala, a sacada, o escritório e dura muito tempo. Não tem perfume. Dica: depois que a flor morre, corte a haste e deixe um cabo curto e as folhas. Coloque num local que receba luminosidade natural (nada de sol direto), regue com pulverizador que na primavera ela florescerá novamente. Lembre de adubar com fertilizante líquido!
A orquídea Phaleanopsis não gosta do frio, tampouco de geada, nem do ar condicionado e do vento. Para regar prefira borrifadores e pulverize uma neblina suave sobre o solo e sobre as folhas para umidificar o ar. Jamais molhe demais porque as raízes apodrecem.
Caminhando nas ruas no Rio de Janeiro fiquei encantada com as orquídeas Phalaeonopsis penduradas nas árvores em Ipanema, no Leblon e na Barra. Os cariocas fixam orquídeas nos troncos das árvores dos passeios tanto nas ruas movimentadas, como nas ruas calmas, a uma altura que nenhum pedestre alcança. E as orquideas Phalaenopsis florescem e e enfeitam a cidade. Criam uma atmosfera aconchegante. Podemos encontrar orquideas da espécie Phalaenopsis de diversas cores e tons, confere a galeria de fotos. Difícil mesmo é escolher qual delas levar para casa, não é?