Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

O termo “Floresta de bolso” significa uma pequena floresta cultivada dentro de centros urbanos.  Estamos precisando tanto de áreas verdes significativas nas cidades!  Áreas verdes que purifiquem o ar, refresquem a atmosfera, incrementem a avifauna e isto só se consegue plantando árvores e, de preferencia, espécies nativas. Estive na floricultura Blumengarten conferir quais árvores de espécies nativas vendiam para montar uma “Floresta de bolso“, ou minifloresta. Encontrei tantas árvores interessantes! Jaboticabeira, pitangueira, araçá, pata de vaca, açaí, canela-nativa, entre tantas outras espécies de árvores nativas para voce compor a “Floresta de bolso”.

jaboticabeira

Jaboticabeira é uma árvore nativa Foto: Helena Schanzer

Conforme reportagem do jornal paulista Estadão, a “Floresta de Bolso” é uma técnica desenvolvida pelo botânico paulista Ricardo Cardim. O grande lance da floresta de bolso é concentrar grande biodiversidade e massa arbórea numa pequena área. Para as cidades hoje tão adensadas e áridas, criar bolsões verdes contribui com diversas vantagens para melhorar o clima e a qualidade de vida urbana.

tree-1234288_1280

A “floresta de bolso” é uma solução ambiental importante para a cidade, pois combate ilhas de calor, umidifica e purifica o ar, preserva espécies vegetais nativas ameaçadas de extinção, resgata a biodiversidade local e fornece abrigo para polinizadores e pássaros. Dá para plantar mudas de tamanho grande que o pequeno bosque fica pronto mais rápido.

mudas de árvores nativas

tree-trunk-569275_1280

A idéia do botânico paulista Ricardo Cardim é muito legal e incentiva coletivos a plantarem florestas de bolso com espécies da mata atlantica. É uma aula de educação ambiental na prática! No inicio do mes de março, realizou um plantio coletivo da primeira minifloresta pública de São Paulo, ou Floresta de Bolso. Montada em uma área que estava totalmente abandonada, entre duas avenidas no bairro Vila Olímpia, a floresta vai trazer uma série de benefícios para a região.  Então, vamos multiplicar esta iniciativa nas cidades?

**************

BLUMENGARTEN

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
segunda a sábado das 08h às 18:30h (horário de verão)
domingos e feriados das 10h às 18h

ENDEREÇO

Rua Dr. Salvador França, 1750
Bairro Jardim Botânico III Perimetral
Porto Alegre / RS – com estacionamento próprio

Fone: (55) 51 3338 1588

**************

*Essa é uma postagem comercial. O conteúdo foi redigido pelo Jardim de Helena (Helena Schanzer) e a marca e o local que aparecem aqui estão em conformidade com as condições editoriais para publicação no blog e no site da Rádio Gaúcha. A autora do blog teve liberdade para escolher, avaliar ou até mesmo vetar (se necessário) marcas ou produtos. É a garantia que você (leitor) terá exatamente o mesmo ponto de vista e qualidade de um conteúdo não comercializado.

Siga o Blog Jardim de Helena nas redes sociais:

Facebook / Instagram / Twitter