Muitas vezes, as plantas não se desenvolvem como esperamos. Diversas podem ser as causas. Muitas vezes são doenças ou pragas que estão danificando-as e sugando literalmente sua energia vital. Você sabia que se faz diagnóstico de doença de planta? Estive na Agronômica que é um laboratório especializadíssimo neste assunto. É coordenado pelo doutor em fitossanidade Valmir Duarte , professor da agronomia, e minha colega agrônoma Patricia Telo.
As plantas podem ser atacadas por pragas como formigas, lagartas, pulgões entre outros insetos e podem ter doenças causadas por fungos, bactérias e vírus. Quando não se consegue identificar o que está danificando a planta ou a deixando doente, a solução é enviar amostras da planta e se possível do inseto para um laboratório para fazer o diagnóstico.
Estou dando consultoria para um sitio que planta hortaliças orgânicas e me deparei com plantas doentes. Para saber exatamente o que está acontecendo com as hortaliças, levei para este laboratório as plantas infectadas. Agora é aguardar o resultado para saber como combater os fungos ou bactérias que estão acabando com os espinafres a diminuindo a produtividade das couves. Eu já desconfio o que está acontecendo, para ter 100% de certeza, somente com a análise precisa deste laboratório.
Para terem uma idéia da importância destas análises, explico para vocês. O Brasil importa trigo, exporta soja. Cada vez que produtos agrícolas entram ou saem do país deve-se certificar que estão isentos de doenças ou pragas. Então, se enviam amostras do produto a ser importado/exportado para um laboratório. Os laboratórios devem ser cadastrados no MAPA ( Ministério da Agricultura) e este é o único laboratório particular do Brasil. Os demais são públicos, muitos deles estão dentro das universidades.
Quando navios carregados de grãos atracam nos portos, antes de desembarcar é necessário que a carga seja analisada para ver se está isenta de agentes patógenos.
Há semanas atrás, estava entrando uma carga de cenouras importadas da Europa contaminadas com uma bactéria super agressiva que não existe aqui. Ainda bem que foi detectada. O perigo é que esta bactéria não existe aqui e não tem predadores naturais, então pode causar um estrago terrível. Então, quando tiver dúvida sobre o que está danificando suas plantas, mande fazer uma análise em laboratório de fitossanidade. Com um diagnóstico nas mãos, é possível definir um tratamento adequado para o controle da doença ou da praga da planta. Isto é levar tecnologia ao campo!
Veja: Como controlar as formigas cortadeiras
Aprenda: Use controle biológico para matar as lagartas que devoram suas plantas
Aqui: Controle insetos sem poluir o meio ambiente
Siga o Blog Jardim de Helena nas redes sociais:
Facebook / Instagram / Twitter
Trackbacks/Pingbacks