Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Na cerimonia de abertura das Olimpíadas no dia 5 de agosto no Rio de Janeiro, milhares de pessoas circularam pelo gramado do estádio Maracanã. Ao assistir o espetáculo da abertura, pensei: como ficará a grama? Bem, a engenheira agronoma Maristela Kuhn, responsável pelos gramados olímpicos respondeu esta questão. O gramado tinha sido removido em abril, antes de iniciar a preparação do palco, e deixou-se apenas o solo nivelado por baixo.  Após a cerimonia de abertura, o gramado foi todo replantado para que seja possível realizar partidas de futebol.

maracana-pixabay

Estádio do Maracanã foto: Pixabay

O plantio do gramado, contando com hoje, já somam 4 dias de trabalho, das 18hs até às 6 hr da manhã e será concluído em 13 /08.  A primeira partida será no dia 16/08, serão 4 jogos, finais masculino e feminino. Mas porque plantam de tardinha e de noite e não durante o dia? Por um problema de logistica na ponte Rio-Niteroi, que só permite transito de caminhões à noite, a lavoura fica em Saquarema e precisam cruzar a ponte.

Maracana_internal_view__2013 fotoÉrica Ramalho -Governo do Rio de Janeiro

Maracana em 2013 foto: Érica Ramalho -Governo do Rio de Janeiro

É primeira vez que se instala um gramado no Brasil ready-to-play, até hoje nao tinha sido feito. Este projeto  consumiu da equipe da engenheira Maristela vários meses de trabalho e desenvolvimento de fornecedores. Este sistema de plantio consiste em chegar num rolo de grama espesso, denso, com a grama correta, lavoura perfeita, muito nivelada.

Plantando gramados para os jogos olimpicos foto: Maristela Kuhn

Plantando gramados para os jogos olimpicos foto: Maristela Kuhn

Para a realização dos Jogos Olímpicos, as instalações para a prática dos esportes são fundamentais. Vocês não fazem idéia do trabalho que dá para criar, projetar, executar e fiscalizar tudo para que fique dentro do padrão internacional que os jogos exigem. O gramado esportivo é uma das principais “estrelas” dos bastidores das Olimpíadas e precisa estar 100% para que os jogos ocorram. Nas Olimpíadas, o escritório da engenheira agrônoma Maristela Kuhn é responsável por todos os esportes que incluam gramados como o Futebol, Rugby, Pentatlo Moderno, Cross Country.

O plantio dos gramados requer alto rigor técnico foto: Maristela Kuhn

O plantio dos gramados requer alto rigor técnico foto: Maristela Kuhn

O Futebol é o único esporte Olímpico que não será disputado somente no Rio de Janeiro. Acontecerão jogos de futebol em estádios de mais 5 cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Manaus, Salvador e Brasilia. Em cada uma delas serão utilizados os estádios feitos para a Copa como FOP (Campo para jogos), além de 4 centros de treinamento em cada uma das cidades. Tudo isto tem sido fiscalizado pelo escritório da engenheira agronoma Maristela desde o ano passado. A logística da implementação dos campos de futebol é impressionante!

13555894_1002105869909027_1510103693_o (1)

O plantio dos gramados com rolos foto: Maristela Kuhn

O jogo de Rugby, por exemplo, tem o FOP (Field of Play = campo para jogo) e 5 campos de treino ao redor do Rio de Janeiro, sendo que a construção de cada um deles foi acompanhada pelo mesmo escritório. Um dos esportes que mais danificam o gramado, o Rugby exige muito do campo, mas como são campos muito bem construídos, se recuperam rápido.

13549135_1002105866575694_1063945533_o

gramados usam a espécie de grama Bermuda Tifway 419 ou Celebration foto:Marisela Kuhn

Todos os gramados para os jogos usam a espécie de grama Bermuda Tifway 419 ou Celebration. O clima do Rio de Janeiro é muito bom para o desenvolvimento da grama, sem frios intensos ou geadas. Para que o gramado se desenvolva, vários itens são monitorados nos campos. Para isto são utilizados vários aparelhos. O aparelho da foto abaixo mede a temperatura do gramado. Também são medidos e monitorados a compactação, a tração, a altura, a umidade e a temperatura.

Aparelho para medir a temperatura do gramado foto: Maristela KuhnDe

Aparelho para medir a temperatura do gramado foto: Maristela Kuhn

De maneira geral, os esportes hípicos como Cross Country e o Pentatlo irão danificar mais o gramado. O Cross country é um esporte a cavalo, com uma pista de aproximadamente 7000 metros de comprimento, toda gramada, onde o cavalo percorre em alta velocidade vários obstáculos.

Gramado de Cross country    foto: Maristela Kuhn

Gramado de Cross country foto: Maristela Kuhn

O pentatlo moderno é um esporte em que o atleta pratica várias modalidades, como tiro, salto com cavalos em grama, corrida, etc.

arsenal

Engenheira agrônoma Maristela Kuhn, Msc. é especializada em gramados esportivos – Foto: arquivo pessoal

A engenheira agrônoma Maristela Kuhn, Msc. é especializada em gramados esportivos. Ela foi a coordenadora do projeto de gramados da Copa do Mundo FIFA BRASIL 2014 e atuou por 4 anos como responsável pelos 74 campos envolvidos no evento. Presta assistência a clubes de futebol profissional do Brasil. O escritório dela aprova os projetos, fiscaliza semanalmente todas as obras, fazem os testes de performance dos campos e treinam as equipes. São mais de 40 locais com gramados para os jogos que atendem e fiscalizam durante os Jogos Olímpicos.
arsenal

 

Veja também: Como são os gramados dos campos de futebol no Brasil?

Sabia que tem um estádio de futebol sobre o estacionamento do parque Esportivo da PUCRS ?

 

Siga o Blog Jardim de Helena nas redes sociais:

Facebook / Instagram / Twitter