Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

A salsinha é um tempero muito usado na culinária diária. Conhecida também como “temperinho verde” dá um sabor especial à comida. É muito fácil de cultivá-la no jardim e em vasos na sacada. Dá para plantar através de sementes ou de mudinhas. Nativa da Europa, da região do Mediterraneo, é cultivada no mundo todo. É a mais universal das ervas aromáticas usadas na culinária do mundo. Assista no vídeo abaixo, o passo a passo para plantar a salsinha em vaso da Tramontina.

Salsinha em vaso da Tramontina

parsley-393028_1280

Salsinha foto: Pixabay

A planta da salsinha tem entre 15 e 30 cm de altura, é perenifólia, mas a planta dura entre um a dois anos, depois perde o vigor ( quando plantada no solo direto, em vasos dura um ano). Gosta de solo rico em matéria orgânica, bem drenado e mantido levemente umedecido. A salsinha gosta de sol, pelo menos 5 horas por dia. É tempero muito resistente para cultivo.

O plantio com sementes demora pelo menos um mês até a primeira colheita. É só ir cortando as folhas maiores com tesoura conforme usamos na cozinha, bem fresquinha, colhida na hora.  A planta tem diversos usos na medicina tradicional e na popular.