Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

A compostagem é o destino correto para a  reciclagem do lixo orgânico gerado na cozinha. O lixo orgânico se transforma em um composto orgânico rico em nutrientes após algumas semanas. Este composto resultante da compostagem pode ser usado na adubação das plantas do jardim e da horta. Para este processo é necessário um espaço adequado e existe no mercado uma composteira de plástico bem apropriada para isto.  Veja o exemplo de utilização da composteira da Tramontina em um Condominio em São Paulo no video no link:

http://g1.globo.com/sao-paulo/sptv-1edicao/videos/t/edicoes/v/condominios-participam-de-projeto-de-reciclagem-de-lixo-organico-na-capital/4384725/

 

DSC01934

Composteira em local aberto – Foto: Helena Schanzer

Esta composteira deve ser usada em áreas abertas de casas e áreas condominiais.  Não é indicada para apartamentos. O uso da composteira é muito simples: basta ir colocando o lixo orgânico da cozinha todos os dias e cobrir com folhas secas, restos de corte de gramado, restos de poda. Com a  camada de folhas secas fica sem odor e a mistura destas dois materiais: folhas secas e lixo orgânico fermentarão gerando um produto que é um composto orgânico ou humus de ótima qualidade e fertilidade. Dá para acrescentar um vermicomposto para acelerar o processo. Instalei uma composteira destas no meu jardim, no mato. Estou achando ótimo! Super prática de usar, sem cheiros e higiênica. Não se tem contato com o lixo, simplesmente vai se colocando e intercalando com folhas secas. E daqui um mês começo a recolher o humus na parte de baixo da composteira.

 Saiba mais: A composteira de plástico organiza o lixo orgãnico

 

Passo a passo da montagem e uso da composteira caseira    Galeria de Fotos: Helena Schanzer

 

 

Siga o Blog Jardim de Helena nas redes sociais:

Facebook / Instagram / Twitter