Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Uma iniciativa super bacana chamada “Projeto vizinhança” criou um evento em uma casa tombada pelo patrimonio histórico. A casa localiza-se na Avenida Guaíba, na Vila Assunção, zona sul de Porto Alegre. O evento acontece neste sábado e no domingo, aproveite!!!

Projeto vizinhança 1

 Sempre quis visitar esta casa de estilo arquitetônico tão diferente, parece um palacete, e esta foi uma oportunidade incrível, as imagens falam por si.  A casa foi construída em 1950 e está praticamente intacta, é muito interessante por dentro e por fora. Para este evento “Projeto Vizinhança”, no sótão da casa foi montado um mini-cinema com filmes descritivos para deficientes visuais.  Diversas atividades culturais rolavam nos vários aposentos da casa.  Para mim, a “cereja do bolo” do evento foi assistir a pianista jazzista Ivone Pacheco tocando acompanhada do saxofonista  Mauricio Oliveira. Fica uma amostra com “Summertime” no vídeo abaixo.

[fbvideo link=”https://www.facebook.com/helena.schanzer/videos/1132684966741968/?l=1313806293688223939″ width=”500″ height=”400″ onlyvideo=”1″]

Dona Ivone Pacheco, para quem não conhece é a nossa diva gaúcha do jazz, que transformou o porão da sua casa no Clube de Jazz , uma espécie de clube secreto para quem curte jazz. Só para esclarecer, nada a ver com esta casa sobre a qual falo aqui no post.

projeto vizinhança 6

A artista  Eleonora Graebin  fez uma ocupação poética  e emoldurou a vista do rio Guaíba com véus bordados com poemas, olha que lindo na imagem abaixo.

projeto vizinhança 9

Em outra sala rolava uma oficina de artes e pinturas com crianças. Conforme o site do Projeto Vizinhança, a iniciativa surgiu em 2012 através de um grupo de amigos que resolveram ativar espaços ociosos da cidade transformando-os em local com participação coletiva.  No local desenvolvem várias atividades coma  participação de vizinhos visando estimular a convivência entre eles e a troca e a aprendizagem em um ambiente lúdico, criativo e informal.

jardins 4

Veja mais fotos do evento na galeria  – fotos: Helena Schanzer

 

 

Veja mais na página do “Projeto vizinhança” no Facebook:

https://www.facebook.com/ProjetoVizinhanca/?fref=ts

http://projetovizinhanca.art.br/

Siga o Blog jardim de Helena nas redes sociais:

Facebook:  https://www.facebook.com/jardimdehelena/

Instagram: http://instagram.com/helenaschanzer

https://twitter.com/helena_schanzer