Natureza preservada: praia do Rosa, em SC, investindo na sustentabilidade ambiental

A natureza preservada agradece: a praia do Rosa só tem a ganhar investindo na sustentabilidade ambiental. A praia do Rosa, em Imbituba, Santa Catarina, está no centro da APA – Área de preservação ambiental da Baleia Franca que vêm acasalar e dar à luz no mar no período de junho à outubro. Além de ser uma APA, a praia do Rosa vem a ser núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. A localidade de Imbituba possui um projeto de Plano Diretor baseado no Desenvolvimento Sustentável, no qual a praia do Rosa se insere.

Foto Helena Schanzer: Vista da lagoa e do mar na praia do Rosa - Solar Mirador Exclusive Resort

Foto: Helena Schanzer – Vista: lagoa e mar na praia do Rosa no Solar Mirador Exclusive Resort

Na década de 70,  a paisagem natural da Praia do Rosa estava descaracterizada porque a mata atlântica havia sido substituída por plantações de mandioca, milho e outros culturas para subsistência da pequena população de pescadores locais.  À partir dos anos 80 ocorreu um movimento de recuperação da mata atlântica na praia do Rosa. Com o crescimento da população local e do turismo, houve um redirecionamento ao longo dos anos para o turismo eco sustentável na região.  A praia avançou na recuperação e preservação da mata atlântica e hoje, por incrível que pareça, tem mais mata nativa, árvores e plantas do que há algumas décadas atrás.

Foto: Helena Schanzer - Vista da Praia do Rosa - Imbituba/SC

Foto: Helena Schanzer – Vista da da lagoa e do mar  da Praia do Rosa – Imbituba/SC

A praia do Rosa é um destino paradisíaco para quem curte a natureza, praia, mar, surf , esportes ao ar livre e na água.  No verão e feriados, a população do local aumenta muito e os resíduos gerados aumentam na mesma proporção.  Diante disto, são feitas fortes campanhas das associações locais em parceria com a prefeitura de Imbituba para conscientização da população para manter a praia limpa e preservar o meio ambiente.  São 120 lixeiras recicláveis distribuídas pela praia com a campanha: “ Jogue limpo com a Praia do Rosa”,  4 garis mantidos pela associação na baixa temporada e na alta, são  15 garis para recolher  o lixo e as bitucas de cigarro que os turistas deixam na areia da praia.

Foto: Helena Schanzer –  Trilhas para as praias limpas e bem cuidadas: pontos para o turismo na região

Foto: Helena Schanzer -- beira do mar na praia do Rosa-Imbituba-SC

Foto: Helena Schanzer – beira do mar na praia do Rosa-Imbituba-SC

Curiosidades sutentáveis da praia do Rosa:

Resíduos:

1. Todo óleo utilizado e descartado nas cozinhas dos restaurantes é recolhido  e um empresa busca para levar para uma central para reciclagem.

2. A maioria das pousadas faz separação de lixo orgânico e seco.  A prefeitura de Imbituba começou este mês a fazer na praia do Rosa a coleta seletiva do lixo seco e  orgânico.

3.  A maioria das pousadas e restaurantes locais fazem a compostagem dos resíduos orgânicos da cozinha no próprio local. Depois, reusam o composto orgânico resultante nos jardins.