Aqui vai uma dica para controle des pragas que aparecem no jardim com produtos que não causam danos ao meio ambiente. Um tipo de inseto que costuma atacar as plantas é a cochonilha. A cochonilha é um inseto sugador que parasita as folhas e caules das plantas e vai enfraquecendo a planta até ela secar. Para combatê-la, usa-se óleo mineral, óleo de Neem e solução de sabão neutro com água. Tais produtos agem somente sobre a cochonilha e são controles biológicos que não agridem o meio ambiente.
As cochonilhas têm aspecto de pontinhos pretos ou marrons, ou riscos marrons que ao passar o dedo na folha, saem facilmente. Existem cochonilhas que chamamos de farinhentas pois são brancas e parecem farinha na folha, como as da foto.
Para controlar as cochonilhas com produtos que não causam danos ao meio ambiente, indica-se o uso do óleo mineral ou o uso do óleo de Neem. O óleo mineral é derivado de petróleo e o óleo de Neem é derivado da semente de uma árvore, por isto é considerado “sustentável”, já o óleo mineral, não. Deve-se aplicar com pulverizador um dos óleos indicados diluidos à 5 % na água e pulverizar nas folhas ( frente e dorso) e nos caules do vegetal atacados. Para usar sabão neutro ( glicerina ou côco), se faz uma calda leitosa e pulveriza-se nas folhas, frente e dorso. Aplicar no final do dia com clima firme, sem chuva. Reaplicar após 10 dias.
O controle na natureza quem faz é a joaninha que se alimenta de cochonilhas e de pulgões. Se usamos agrotóxicos, eliminamos também a joaninha, que é o predador natural destes insetos. É importante combater pragas e doenças usando soluções ecológicas pois os agrotóxicos podem matar a fauna e desestabilizar o ecossistema.
O que fazer com as formigas cortadeiras?
Veja como analisar as doenças e pragas das plantas em laboratório
Siga o Blog Jardim de Helena nas redes sociais:
Facebook / Instagram / Twitter
Primeira visita no blog e só este post pra mim já justificou sua QUALIDADE.
Dicas anotadas e prontas para serem colocadas em prática!
Parabéns aos autores, administradores e toda a galera do blog que trabalha para produzir CONTEÚDO EXCELENTE como este!
Obrigada Adriana! continue nos visitando por aqui!