Voce gosta de comer pitanga? Plante uma pitangueira

A pitanga é uma fruta nativa pequena e saborosa que agrada crianças, adultos e os passarinhos. Nesta época do ano, está em plena frutificação. Já pensou em cultivar uma pitangueira em casa e comer o frutinho direto do pé? Dá pra plantar até em um vaso grande. A fruta é deliciosa, tem sabor adocicado, levemente ácido, medianamente rico em vitamina C. Existem variedades de fruto cor de vinho,  quase preto,  e outras, que quando maduras, o fruto fica na cor vermelha. Para mim, pitanga tem sabor de infância!

foot-pitanga-477020_1280
Pitanga foto: Pixabay

A pitangueira, de nome científico Eugenia uniflora, é uma árvore tropical de pequeno porte ( 6 a 12 metros) que cresce espontaneamente semeada pela avifauna ou plantada através de sementes e mudas. É possível comprar a muda da pitangueira de qualquer tamanho. Desde bem pequena ( e barata) até muda de árvore adulta, e preço alto. É uma árvore que aceita o transplantio, resiste bem. A pitangueira gosta de solo humoso e úmido  e de clima tropical.

Eugenia uniflora floração
Eugenia uniflora floração foto: Helena Schanzer

A pitangueira tem seu habitat natural *nas matas decíduas do Planalto e da Bacia do Paraná desde Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, e nas restingas de toda costa brasileira.

pitangueira
Pitangueira foto: Helena Schanzer

Veja como cultivar árvores frutíferas em vasos , na sacada 

Como plantar a árvore no vaso: passo a passo

 

* Frutas Brasileiras e exóticas cultivadas, Lorenzi et al. São Paulo, Instituto Plantarum de Estudos da Flora. 2006.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *