Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Para escolher uma espécie de árvore para plantar na calçada devemos considerar diversos fatores.  A escolha da espécie deve começar pela análise da situação que temos. Dê preferencia para espécies de árvores nativas para que atraiam a avifauna local. Quando voce atrai a avifauna da região, voce incrementa a biodiversidade.

tibouchina-granulosa - -foto Pixabay

Quaresmeira – Tibouchina  sellowiana    foto Pixabay

A escolha da espécie é importantíssima! Uma árvore dura muitas décadas, então decida com calma.  Existem árvores que possuem sistema radicular agressivo, que entopem canos e levantam o piso da calçada. Plantar uma árvore inadequada pode trazer muita incomodação.

Árvore pata-de-vaca

Responda as perguntas: qual a largura da calçada? Qual a situação solar? Qual é o tipo de rua: movimentada ou calma? É dentro de um condomínio ou fica numa rua ou avenida? Informe-se na secretaria de obras ou do meio ambiente do município, o que diz a legislação em relação a distancia de boca-de-lobo e acessos de garagem. Outra questão importantíssima: tem rede elétrica aérea na calçada ou não? E a tubulação, por onde passa? Esta é a parte burocrática da escolha da árvore. A outra parte é que tipo de árvore voce gostaria? Quer ter sol ou sombra na calçada? Quer ter frutos comestíveis ou flores?

Seguem opções de árvores interessantes para calçadas :

Árvores de pequeno porte (adultas atingem até 6 metros ) e podem ser plantadas em calçadas com rede elétrica aérea:

Pitangueira – Eugenia uniflora – árvore frutífera nativa, fruto apreciado pela avifauna e pelas pessoas.

pitanga--foto Pixabay

pitanga–foto Pixabay

Quaresmeira – Tibouchina sellowiana – árvore nativa com floração exuberante, tolera climas frios. A espécie Tibouchina mutabillis , quaresmeira-serrana, se adapta bem na serra e a temperaturas baixas ( geada). A floração é rosa e branca simultaneamente.

quaresmeira-836873_1280

Araça – Psidium catleianum – árvore frutífera nativa, fruto apreciado pela avifauna e pelas pessoas. O araçá vermelho tem o fruto mais saboroso.

Araça vermelho   foto: Pixabay

Araça vermelho foto: Pixabay

Estremosa – Lagestroemia indica. Árvore exótica, floração rosa ou branca na primavera/verão. No outono as folhas adquirem coloração amarelo/dourada até caírem, rebrotando na primavera. Floração  linda!

lagerstroemia-indica-foto Pixabay

Estremosa – Lagestroemia indica-foto Pixabay

Jasmim-manacá – Brunfelsia uniflora – Arbusto ou arvoreta nativa, a floração é roxa e branca simultaneamente e o perfume é incrível. Folhas perenes.

Brunfelsia uniflora

Brunfelsia uniflora- Jasmim-manacá foto Pixabay

O ipe-amarelo ( Tabebuia chrisothrycha) é uma árvore nativa e possui floração espetacular de cor amarelo-ouro. No inverno perde as folhas, o que é bom para climas frios porque permite a passagem do sol.  Tem o ipe-roxo ( Tabebuia avellanadae)  cuja floração é na realidade cor-de-rosa. Também tem ipe -branco e ipe com flor cor rosa claro.

ipe amarelo  -foto Pixabay

ipe amarelo -foto Pixabay

-foto Pixabay

Ipe- roxo foto Helena Schanzer

Árvore nativa Pata-de-vaca - Bauhinia candicans foto: Pixabay

Árvore nativa Pata-de-vaca – Bauhinia candicans foto: Pixabay

Chuva-de-ouro – Cassia multijuga  – árvore com floração em forma de cachos pendentes. Veja onde plantar porque a copa é bem cheia. Por exemplo, se for em uma calçada onde se estaciona o carro, fica dificil sair do carro com esta árvore do lado.

Chuva-de-ouro  -foto Pixabay

Chuva-de-ouro -foto Pixabay

Veja árvores com flores perfumadas

Quando a arborização é inútil

Porque plantar árvores é importante