Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Vou dar 5 dicas de expert para cultivar as plantas:

  1. Adubar as plantas é fundamental. Além de água na medida certa, as plantas absorvem nutrientes que utilizam nos seus processos de desenvolvimento como: desenvolver as raízes, as folhas, florescer e frutificar para dar sementes e se reproduzir.  Para o processo de florescimento especificamente, as plantas precisam dos nutrientes como o Fósforo e o Potássio disponíveis para serem absorvido através das raízes no solo. A planta deve estar hidratada para espalhar estes nutrientes através da seiva e florescer.  A planta pode absorver  os nutrientes pelas folhas também, para isto usamos adubação foliar, com o produto diluído em agua e pulverizado nas folhas.

2. As plantas costumam crescer verticalmente, então quando queremos que elas “encham” e cresçam no sentido lateral, temos que podar alguns centímetros as pontas dos galhos. Isto faz com que ela se bifurque e rebrote mais. Veja na foto:

Os ramos se bifurcam ao podar

3.  Ao plantar, aperte a muda contra a terra para dar o máximo de aderência das raízes ao solo. Não deve ficar espaço de ar entre as raízes da planta e a terra porque isto causa o ressecamento da raíz e dificulta o pegamento da muda nova. Esta dica é muito importante!

4. A camada de drenagem do vaso é muito importante porque a água da rega em excesso deve escoar perfeitamente para não causar o apodrecimento das raízes. Use materiais como brita n. 01 e cinasita ( argila expandida) e Bidim para fazer a camada de drenagem do vaso.

5.  A planta cresce e o tamanho do vaso deve acompanhar o crescimento:

O espaço que a planta ocupa acima do solo é praticamente o mesmo que as raízes ocupam abaixo da terra. Tenha isto em mente quando for comprar um vaso para sua planta. Quando a planta estiver com a copa dela bem cheia e  você observar que ela começa a perder um pouco o vigor e a vitalidade é o momento de oferecer mais espaço para as raízes se desenvolverem e também de renovar o solo com nutrientes: troque a planta para um vaso maior com terra nova.

parsley-5766_1280

As raízes crescem proporcionalmente à parte aérea da planta

Veja como plantar

Porque as plantas são importantes