Parque Lage é um passeio pela mata tropical carioca

Um parque público legal de visitar no Rio de Janeiro é o Parque Lage. A vegetação tropical é exuberante e fascinante. Repleto de árvores de jaca e palmeiras imperiais que enfeitam os caminhos agradáveis de caminhar. No palacete localizado no parque tem uma cafeteria descolada para um descanso estratégico e também para apreciar a arquitetura do belo palacete da Escola de Artes Visuais. O Parque Lage fica aos pés do morro do Corcovado, na rua Jardim Botânico e ocupa uma área de 52 hectares.

Parque Lage no Rio de Janeiro -Palacete
Parque Lage no Rio de Janeiro -Palacete e morro do Corcovado ao fundo – Foto: Helena Schanzer

O Parque Lage foi tombado em 1957 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio histórico e cultural da cidade do Rio de Janeiro. Uma caminhada pelas trilhas do Parque oportuniza a vista de diversos  recantos com muita vegetação.  Até  micos transitam pelas árvores do parque! 

Fruto Jaca
Fruto Jaca pendurado na árvore jaqueira – Foto: Helena Schanzer

O Parque Lage era uma fazenda do industrial Henrique Lage, contava inclusive com engenho-de-açúcar. O paisagista inglês John Tyndale que reprojetou a fazenda em 1840 inspirado nos parques ingleses. O casarão foi projetado pelo arquiteto italiano Mario Vodrel em 1920. Em meados de 1960, após trocar várias vezes de donos, á área foi transformada em parque público. Desde 2004, o Parque Lage é parte do Parque Nacional da Tijuca, sob a administração do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

 

 Passeio pelo Parque Lage – Galeria de fotos  de Helena Schanzer:

 

Veja mais Parques em:

Nova Iorque:  Central Park   Parque High Line    High Line no verão

Califórnia:  Golden Gate Parque, São Francisco

Espanha:  Parque Maria Luisa em Sevilha

Brasil: Parque Esportivo da PUCRS – Porto Alegre

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *