Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

O bairro Vila Assunção, localizado na zona sul de Porto Alegre, tem características que o tornam muito especial. O bairro que costeia a margem do Rio Guaíba, tem predomínio de casas, muita área verde e jardins. O rio Guaíba margeia o bairro e contribui para deixar a paisagem mais bucólica. Quem mora por aqui busca qualidade de vida, tranquilidade e maior contato com a natureza, com o rio e com a vegetaçãoO bairro Vila Assunção foi planejado no ano 1937 com um conceito diferenciado,  como uma “cidade-jardim” numa gleba de 130 hectares.

vista 2

Vista da Vila Assunção para a cidade de Porto Alegre – Foto: Helena Schanzer

Cidade-jardim” ou “Bairro-jardim” é um bairro planejado segundo o conceito inglês de “Garden-city”  e apresenta praças, parques, intensa arborização em suas calçadas e traçado urbano diferenciado, podendo ser tortuoso, circundado por amplas avenidas.

O desenho das ruas das cidades em geral, até então, tinham um padrão com um traçado tipo “xadrez”, ortogonal. Na “Cidade-jardim“, as ruas começaram a acompanhar o relevo do terreno natural do bairro, que na Vila Assunção é declivoso e montanhoso. Além disto, na “Cidade-jardim” se busca a integração do homem com a natureza. No caso, através de praças, que até então não era comum e nem obrigatório pela prefeitura da cidade. Também foram planejadas servidões que serviam como ligação entre as praças, áreas verdes e as ruas para os pedestres.

vila assunção

Vila Assunção – praças e área verdes – foto Helena Schanzer

O conceito de cidade jardim foi criado no fim do seculo 19, na Inglaterra, por Ezeneber Howard. A ideia dele era unir o lado bom da área rural com o lado bom da vida urbana. Ou seja, aliar o contato com a natureza com os benefícios  sociais e serviços da vida urbana. Este conceito foi trazido para a Vila Assunção por familias que tinham terras ali e achavam interessante, já na época, este apelo comercial. O urbanista que fez o projeto urbanistico da Vila Assunção foi o engenheiro urbanista  Ruy de Viveiros Leiria e se inspirou em Montevideo, já que ali haviam bairros do tipo cidade-Jardim.

Praça joão bergmann

Praça João Bergmann na Vila Assunção Foto: Helena Schanzer

No bairro Vila Assunção acontece algo interessante: toda a avenida da orla passa na beira da praia do Guaiba e isto é algo raro em Porto Alegre. A maioria da orla está cosntruída e sem contato com o rio. Além da Vila Assunção, outros bairros seguem o conceito de cidade jardim como: Ipanema, Vila Conceição, Pedra Redonda, Espirito Santo, Guarujá e Serraria. Para preservar e recuperar o bairro, existe uma associação dos moradores da Vila Assunção que está preocupada com a especulação imobiliária e o avanço sobre as áreas verdes do bairro.

* Colaborou Arquiteto urbanista André Huyer, especialista em Patrimônio Cultural em Centros Urbanos e Mestre em Planejamento Urbano e Regional.

Veja também:  Jardim, música e poesia no bairro Vila Assunção

Siga Jardim de Helena nas redes sociais:

Facebook / Instagram / Twitter