Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Quem não gosta de banana?  Uma fruta saudável, macia, de sabor adocicado e que pode ser consumida in natura ou cozida.  O que você talvez não saiba é que a bananeira é muito fácil de ser cultivada. A bananeira precisa de  sol e de um lugar protegido das temperaturas muito baixas. É uma planta tropical.  A planta da bananeira vai rebrotando e cada planta dá um cacho de bananas e depois a planta-mãe vai secando. Mas antes de morrer, já terá emitido várias plantas filhotes que darão bananas. Pode ser plantada em um vaso grande. A banana é a fruta do momento. Uma fruta super nutritiva que deve ser ingerida diariamente. Rica em potássio, é fundamental para quem malha!

bananas-508711_1280

Flor da bananeira foto: Pixabay

A bananeira, denominada de Musa X paradisíaca*  foi introduzida no Brasil no século XVI e hoje é cultivada por tudo. A bananeira é cultivada em 130 países. Originária do sudeste da Ásia, atualmente é plantada em praticamente todas as regiões tropicais do planeta. É uma das frutas mais populares do mundo.  A bananeira é uma planta herbácea suculenta de porte arbóreo com altura de 2 até 7 metros de altura.

banana-blossom-321128_1280

Cacho de flores da bananeira de onde se abrem inúmeras flores foto: Pixabay

As principais cultivares plantadas no país são a Nanica, banana-d’água, banana-da-terra, banana-maçã, banana-Java entre outras 12 variedades cada uma com características peculiares relativas a doçura, consumo in natura ou cozida, maciez do fruto, sabor, tamanho resistência, clima e produtividade.

bananas-639510_1920

A partir do cacho de flores, cada flor dá origem a uma bananinha – foto: Pixabay

 Veja como plantar  frutíferas na sacada 

banana-shrub-301663_1280

Bananas que nasceram das flores começam a adquirir tamanho – foto: Pixabay

banana-321856_1280

Cacho de bananas junto a planta-mãe foto: Pixabay

Existe uma doença conhecida com mal-do-panamá que é uma ameaça as cultivos de banana nos trópicos. O mal-do-Panamá é uma doença endêmica causada por um fungo de solo e ocorre em todas as regiões produtoras de banana do mundo. No Brasil, o problema é ainda mais grave em função das variedades cultivadas, que na maioria dos casos são suscetíveis.

bananas-504478_1280

Bananas maduras em cachos -foto: Pixabay

plant-677665_1280

Planta da bananeira – planta bem tropical  –  Foto: Pixabay

DSC01087

Bananeira plantada em telhado verde Foto: Helena Schanzer

 

*Frutas Brasileiras e Exóticas Cultivadas de Consumo in Natura. Lorenzi, H., et all, São Paulo: Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2006.

 

Aprenda AQUI a reciclar seu lixo de cozinha para composto orgânico que servirá como adubo para as plantas

 

Siga o Blog Jardim de Helena nas redes sociais:

Facebook / Instagram / Twitter