Um jardim vertical ou “parede verde” é um sistema de plantio de espécies de plantas de pequeno porte na vertical. Para fazer um jardim vertical, utilizei blocos cerâmicos específicos para plantio que foram cimentados sobre um muro antigo. Após a execução da parede de blocos e preenchimento com substrato, selecionei as espécies de plantas epífitas para cultivar ali. É possível cultivar diversas espécies de plantas em um jardim vertical desde que sejam adequadas às condições de luminosidade do local. Se tivermos luminosidade, (mas não luz solar direta) podemos selecionar espécies para plantar como orquídeas, bromélias, samambaias, ripsalis, antúrio, liriopsis, filodendros, marantas e lírio da paz como podem acompanhar nas fotos a seguir. Na floricultura Blumengarten encontrei as plantas que posto aqui, lá voce pode ver esta parede verde ao vivo! Veja o jardim vertical em implantação feito por esta blogueira AQUI.
Espécies epífitas se adaptam bem aos jardim verticais. As espécies devem ter a mesma necessidade de água e de luz para poderem conviver no mesmo local.
Bromélias se adaptam bem e não precisam de solo muito profundo. As folhas coloridas avermelhadas- Brácteas – são chamadas de flores erroneamente. A flor de verdade está dentro destas folhas coloridas e é bem pequena!
Este jardim vertical fica no Showroom da floricultura Blumengarten e conta com sistema de irrigação por gotejamento.
Veja também:
* Os incríveis jardins verticais do francês Patrick Blanc
* Jardins verticais em restaurantes e bares
Siga o Blog Jardim de Helena nas redes sociais:
Facebook / Instagram / Twitter