Conversando com amigos, percebi que muitos deles não se davam conta que o fruto de uma árvore frutífera se forma através da flor dela! Esta é a mágica da natureza. Nas plantas que possuem flores hermafroditas acontece da seguinte forma: a flor atrai o inseto polinizador através do aroma, cores e formatos. Para polinizar a flor, o inseto ao pousar faz com que o pólen que fica na ponta do estame – órgão masculino da flor, caia no pistilo -orgão feminino da flor. Assim a flor “engravida”. Por isto a polinização das flores através de insetos é tão importante para o ecossistema. Então a flor fecundada perde as pétalas e vai engordando até virar um fruto ou uma fruta. Mostro para vocês o exemplo da laranja: a flor da árvore laranjeira, Citrus sinensis:
As flores da laranjeira possuem um aroma maravilhoso. As flores são usadas para fazer águas aromatizadas. Quando polinizadas, viram laranjas!
A planta da laranjeira possui óleos com essências aromáticas nas suas células: casca fruto, folhas, flores ( e toda família dos cítricos) e é muito usada na aromaterapia e gastronomia.
É por isso que os insetos são agentes importantes na natureza. Abelhas principalmente, e nao menos importantes os outros é claro, contribuem para a formação e o constante rejuvenescer da Terra e seus frutos. Pena que as grandes corporações que produzem pesticidas, criam produtos que acabam com os insetos, etc. Por isso, viva os organicos e biodinâmicos.
uaaaaaaaaau que beleza
legal,bateu a curiosidade e vim pesquisar,gostei do blog,vou vir aqui mais vezes