Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Se você quer dar um toque elegante ao jardim, plante o arbusto exótico Cica. Existem duas espécies de cicas: uma com nome científico Cyca revoluta* mais conhecida como palmeira-sagu ou Cica e outra Cycas circinallis* – palmeira-samambaia. Ambas são bem parecidas. Aqui neste post falarei da Cyca revoluta* que é originária do Japão e da Indonésia – mas pode ser encontrada aqui em Porto Alegre na floricultura BlumenGarten. A Cyca revoluta parece uma palmeira de tronco curto, com altura de 1 a 2 metros. O atrativo estético da Cica está nas folhas verdes rígidas e  elegantes. No final do inverno, a planta perde todas as folhas e na primavera  rebrotam. Esta planta vive muitos anos e vai formando rebrotes no tronco**.

Leia também:
Renove o jardim com flores para as festas de fim de ano

Jardim no Sicredi com  Cica revoluta - Paisagismo e foto de Helena Schanzer

Jardim no Sicredi com Cica revoluta – Paisagismo e foto de Helena Schanzer

A cica gosta de solo bem drenado e rico em composto orgânico. Precisa de regas alternadas (deixar o solo ficar quase seco) e é muito tolerante ao frio e ao vento.  Cultivada no sol direto ou na meia sombra no ambiente externo. São plantas que não dão flores ou frutos. Elas habitam o planeta desde os tempos dos dinossauros (são chamadas de plantas fósseis de tão antigas).

Cycas revolutas na floricultura

Cycas revolutas na floricultura foto: Helena Schanzer

É comum que a praga cochonilha ataque as folhas das cicas. São pequenos pontos marrom escuros que vão deixando manchas amareladas nas folhas. Veja como controlar a cochonilha aqui.  Esta planta é vendida por centímetro de tronco e a planta grande atinge  valores elevados devido ao crescimento lento. Ela cresce em torno de 3 cm por ano!!!

mudas de cica pequena - planta de 3 anos

Mudas de cica pequena – planta de 3 anos – Foto: Helena Schanzer

Veja a brotação das folhas da cica: Fotos: Helena Schanzer

 

*  Plantas ornamentais do Brasil. Harri Lorenzi & Hermes M. de Souza. Ed. Nova Odessa. SP. Instituto Plantarum. 2001. 3 Ed.

**  Os rebrotes formados no tronco são novas mudas que podem ser retiradas do tronco e  plantadas na terra.

 

 **************

 BLUMENGARTEN

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
segunda a sábado das 08h às 18:30h (horário de verão)
domingos e feriados das 10h às 18h

ENDEREÇO

Rua Dr. Salvador França, 1750
Bairro Jardim Botânico III Perimetral
Porto Alegre / RS – com estacionamento próprio

Fone: (55) 51 3338 1588

**************

*Essa é uma postagem comercial. O conteúdo foi redigido pelo Jardim de Helena (Helena Schanzer)  e a marca e o local que aparecem aqui estão em conformidade com as condições editoriais para publicação no blog e no site da Rádio Gaúcha. A autora do blog teve liberdade para escolher, avaliar ou até mesmo vetar (se necessário) marcas ou produtos. É a garantia que você  (leitor) terá exatamente o mesmo ponto de vista e qualidade de um conteúdo não comercializado.

Siga Jardim de Helena nas redes sociais:

Facebook / Instagram / Twitter