Sem tempo para cuidar das plantas? Suculentas são ótimas opções de plantas por serem simples de cultivar e resistentes

Se você tem pouco espaço, pouco tempo para cuidar de plantas, mora em apartamento e quer ter uma plantinha, as suculentas são ótimas opções. Elas enfeitam, humanizam o espaço e não dão trabalho nenhum! As plantas suculentas são resistentes e consomem pouca água. São chamadas de suculentas porque possuem dentro da folha uma reserva de água que as deixa mais tolerantes a períodos de falta de água e também graças a esta reserva, consomem menos água para viver. As suculentas são perenes em geral e se multiplicam por brotações na base da planta ou por sementes. Algumas espécies são adaptadas a meia sombra, como a Ripsális (foto mais adiante), mas a maioria gosta é de sol.

christmas-cactus-103118_1280
Foto: Pixabay – flor de cactácea

Muitas são ornamentais devido a folhagem de cor e formato interessante e muitas espécies são floríferas. Graças a esta capacidade de lidar com a água, se adaptam aos ambientes mais inóspitos como pedras, desertos, locais onde as demais plantas não resistem. As cactáceas também são chamadas de suculentas porque tem esta capacidade de armazenar água nos talos ou folhas e se adaptar a habitats desérticos a pleno sol. Neste post falarei sobre estas plantas em geral e farei posts específicos sobre as espécies interessantes para cultivar em casa. Muitas espécies de plantas suculentas são originárias da África e do México, claro, lá o clima é seco e árido, justamente do que estas plantas gostam. A floração delas é espetacular, exuberante e dura muitos dias. Fazem parte das suculentas as famílias das crassuláceas, cactáceas, portulacaceas, entre outras.  E são suculentas as espécies de sedum, kalanchoe, onze horas, ripsalis e a pereskia, entre tantas outras. Algumas delas você confere nas fotos a seguir.

flaming-kathchen-189547_1280
Foto: Pixabay – flor de Kalanchoe

Muitas são ornamentais devido a folhagem de cor e formato interessante e muitas espécies são floríferas. Graças a esta capacidade de lidar com a água, se adaptam aos ambientes mais inóspitos como pedras, desertos, locais onde as demais plantas não resistem. As cactáceas também são chamadas de suculentas porque tem esta capacidade de armazenar água nos talos ou folhas e se adaptar a habitats desérticos a pleno sol. No Rio Grande do Sul temos aproximadamente 80 espécies de cactáceas nativas distribuídas por todas as regiões do Estado. Os cactos são encontrados  nos campos, em rochas e  solos arenosos. Também temos cactáceas epífitas ( que habitam as árvores) em florestas.

kalanchoe-x-houghtonii-210715_1280
Foto: Pixabay – Flor de kalanchoe houghtonii
sempervivum-633561_1280
Foto: Pixabay -suculentas em vaso que é um tronco oco!
Foto:Andre Benedito - wikipedia commons.org  - espécie Rhipsalis paradoxa
Foto: Andre Benedito – wikipedia commons.org – espécie Rhipsalis paradoxa
stonecrop-783123_1280
Foto: Pixabay -suculentas em flor
sempervivum-730440_1280
Foto: Pixabay -suculentas
 suculenta - Echeveria elegans
Foto: Helena Schanzer – suculenta – Echeveria elegans
suculenta -várias espécies
Foto: Helena Schanzer – suculentas de várias espécies
 suculenta -Sedum sp. - dedo de moça
Foto: Helena Schanzer – suculenta -Sedum sp. – dedo de moça
suculentas
Foto: Helena Schanzer  vasos com suculentas no primeiro plano em cobertura de apartamento

 

2 ideias sobre “Sem tempo para cuidar das plantas? Suculentas são ótimas opções de plantas por serem simples de cultivar e resistentes”

  1. Olá Dora!
    As suculentas são bem resistentes, pode apostar nelas! sucesso! abraços,Blog jardim de Helena

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *