Se você tem pouco espaço, pouco tempo para cuidar de plantas, mora em apartamento e quer ter uma plantinha, as suculentas são ótimas opções. Elas enfeitam, humanizam o espaço e não dão trabalho nenhum! As plantas suculentas são resistentes e consomem pouca água. São chamadas de suculentas porque possuem dentro da folha uma reserva de água que as deixa mais tolerantes a períodos de falta de água e também graças a esta reserva, consomem menos água para viver. As suculentas são perenes em geral e se multiplicam por brotações na base da planta ou por sementes. Algumas espécies são adaptadas a meia sombra, como a Ripsális (foto mais adiante), mas a maioria gosta é de sol.
Muitas são ornamentais devido a folhagem de cor e formato interessante e muitas espécies são floríferas. Graças a esta capacidade de lidar com a água, se adaptam aos ambientes mais inóspitos como pedras, desertos, locais onde as demais plantas não resistem. As cactáceas também são chamadas de suculentas porque tem esta capacidade de armazenar água nos talos ou folhas e se adaptar a habitats desérticos a pleno sol. Neste post falarei sobre estas plantas em geral e farei posts específicos sobre as espécies interessantes para cultivar em casa. Muitas espécies de plantas suculentas são originárias da África e do México, claro, lá o clima é seco e árido, justamente do que estas plantas gostam. A floração delas é espetacular, exuberante e dura muitos dias. Fazem parte das suculentas as famílias das crassuláceas, cactáceas, portulacaceas, entre outras. E são suculentas as espécies de sedum, kalanchoe, onze horas, ripsalis e a pereskia, entre tantas outras. Algumas delas você confere nas fotos a seguir.
Muitas são ornamentais devido a folhagem de cor e formato interessante e muitas espécies são floríferas. Graças a esta capacidade de lidar com a água, se adaptam aos ambientes mais inóspitos como pedras, desertos, locais onde as demais plantas não resistem. As cactáceas também são chamadas de suculentas porque tem esta capacidade de armazenar água nos talos ou folhas e se adaptar a habitats desérticos a pleno sol. No Rio Grande do Sul temos aproximadamente 80 espécies de cactáceas nativas distribuídas por todas as regiões do Estado. Os cactos são encontrados nos campos, em rochas e solos arenosos. Também temos cactáceas epífitas ( que habitam as árvores) em florestas.
Tò apostando por estas. Tenho várias na minha casa.
Olá Dora!
As suculentas são bem resistentes, pode apostar nelas! sucesso! abraços,Blog jardim de Helena